Saiba como melhorar sua memória!
1) Atividade Física
Atividade física, com intensidade moderada por pelo menos 150min por semana, aeróbica e resistida. O exercício também ajuda a aliviar a insônia, a ansiedade e a depressão. Além disso, pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo e a demência.O exercício pode ser particularmente vantajoso para pessoas portadoras da variante do gene APOE4, que torna as pessoas mais suscetíveis à doença de Alzheimer.
2) Dieta
A dieta mediterrãnea é conhecida mais por um estilo de vida , mais ativo e ao mesmo tempo menos estressante, do que propiamente pelo consumo simples de alguns alimentos. Contudo, voltando-se para a qualidade da dieta em si, ela se baseia em promover uma melhor saúde cardiovasculare e consequente proteger o cerebro e as suas funções cognitivas.
Uma dieta mediterrânea enfatiza: Frutas, Vegetais, Grãos integrais, Nozes e sementes, Azeite, Peixes aves e laticínios, preferencialmente fermentados e desnatados.
3) Qualidade do sono
Nossos corpos dependem de uma certa quantidade de sono regular para uma variedade de funções essenciais, muitas delas no cérebro. Estudos demonstraram que pessoas que dormem regularmente menos do que as sete a oito horas recomendadas por noite têm pontuações mais baixas em testes de função mental. Isso pode ocorrer porque o aprendizado e as memórias são consolidados durante o sono.
4) Estímulo intelectual
Muitos trabalhos indicam que o nível de escolaridade é menos importante para manter um cérebro saudável do que o hábito de permanecer mentalmente ativo à medida que envelhecemos. Exemplos de tipos de atividades de estímulo intelectual incluem ler jornais e revistas, participar de grupos de discussão sobre temas variados, aprender a tocar instrumentos musicais, aprender novas línguas, programar atividades; e até mesmo apenas assistir programas diversos de televisão ou ver filmes, sempre promovendo uma reflexão e entendimento daquilo novo que se está fazendo. Jogos de tabuleiro, cartas e palavras cruzadas também são bem vindos para estimularmos diariamente a mente.
5) Interação social
A interação social pode ter efeitos profundos na sua saúde e longevidade. Na verdade, há evidências de que fortes ligações sociais podem ser tão importantes quanto a atividade física e uma dieta saudável. As atividades sociais exigem que você envolva vários processos mentais importantes, incluindo atenção e memória, que podem reforçar a cognição. Além disso, ter uma forte rede de pessoas que apoiam e cuidam de você pode ajudar a diminuir seus níveis de estresse e a incidência de episódios depressivos, o que contribui para manuntenção das suas funções cognitivas , principalmente da memória.
Que tal se desafiar diariamente a melhorar sua memória? Promova 30 minutos de atividade social (ligue para parentes, converse com amigos, vá à cultos religiosos) + 30 minutos de atividade física programada ( caminhada, hidroginática, yoga, tai chi, musculação) + 30 minutos estímulo mental ( leia livros, aprenda novas línguas, veja programas de televisão e converse sobre eles depois, converse sobre assuntos que não domina ).